J.COCCO COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING

A J.Cocco tornou inesquecíveis os 50 anos da Boehringer Ingelheim no Brasil

A campanha de incentivo reduziu as despesas da empresa, aumentou as vendas, levou 94 pessoas à Copa da Alemanha e, ainda, ganhou prêmios. Como sempre faz, a J.Cocco planejou, criou, lançou, produziu, operacionalizou e coordenou toda a viagem para a Alemanha. Além disso, levou o grupo a conhecer a matriz, cidades, locais turísticos, assistir aos jogos do Brasil, fotografou, filmou e produziu um relatório em DVD distribuído entre todos os participantes.

Com o objetivo de comemorar 50 anos de Brasil, a Boehringer Ingelheim promoveu uma licitação entre várias agências para realizar a campanha comemorativa que, ao mesmo tempo, deveria ser nos moldes de uma campanha de incentivo. A J.Cocco ganhou a concorrência para desenvolver uma ação que marcasse esse momento junto aos seus funcionários. O cliente tinha, também, o desafio de estimular a redução de despesas e o aumento das vendas.

A solução encontrada foi unir o ano da Copa do Mundo, a Alemanha, país de origem da empresa, e sua visão corporativa, segundo a qual o desempenho de cada um garante o sucesso da equipe. Com esses ingredientes, foi criada a Campanha de Incentivo Nossa Seleção na Alemanha. Como resultados, as metas de contenção de despesas e de aumento nas vendas foram atingidas, o clima entre os funcionários ficou ainda melhor com cada um trabalhando pelo bem de todos e 50 funcionários da filial brasileira e 26 da filial venezuelana assistiram aos três jogos da Seleção Brasileira, visitaram a matriz da empresa e fizeram um giro turístico de duas semanas nas principais cidades alemãs.

“A nossa convocação depende de você. A sua convocação depende de nós.” Esse foi o conceito que orientou toda a criação e realização da Campanha, com teasers em forma de cartazes, móbiles e e-mails marketing. Em seguida, foi realizado um evento de lançamento tendo como tema o “embarque para a Alemanha” com recepcionistas vestidos de aeromoças e comissários. A fábrica de Itapecerica da Serra foi decorada com um cenário representando uma área de check-in de aeroporto.

Toda a apresentação da campanha foi feita pelo narrador Luciano do Valle, ao vivo e em DVD. O tema do DVD foi a conquista de vitórias por meio da garra, talento e trabalho em equipe. O regulamento foi entregue no formato de um passaporte para motivar, ainda mais, o empenho dos funcionários. Com as metas atingidas, todos conquistaram o direito de participar do sorteio de 50 viagens no Brasil e 26 na Venezuela para a Alemanha.

Para manter a motivação dos funcionários, uma série de e-mails e cartazes foram criados, divulgando os resultados parciais da campanha. Periodicamente, foram distribuídos brindes especiais com mensagens de incentivo. Camisetas, bolas e capas-de-chuva foram entregues aos funcionários, além de um cartão-postal com a fachada da sede em Ingelheim, postado na Alemanha, para dar água na boca.

Atingida a meta proposta, os sorteios foram realizados na Fábrica de Itapecerica da Serra (SP) e durante a Convenção Anual das Diretorias Prescription Medicines e Consumer Health Care, realizada, na noite do mesmo dia, na Costa do Sauípe (BA). Os sorteios contaram com a animação do apresentador e narrador Luciano do Valle.

Os sorteados embarcaram no dia 10 de junho, levando na bagagem o Kit Nossa Seleção na Alemanha, composto por: camisetas pólo, camisetas de torcida, boné, bolsa de mão, malas de viagem, porta-moedas, porta-passaporte e tags de bagagem. A J.Cocco elaborou também um Manual de Viagem com o roteiro, dicas sobre a Alemanha e informações sobre as cidades e os estádios onde a Seleção Brasileira disputou a Primeira Fase da Copa.

“Foi maravilhoso. Nunca fui a um estádio de futebol e ir à Europa era algo tão distante da minha realidade que eu sequer sonhava com isso. Senti-me realizada. Estou ansiosa para viajar e vou aproveitar ao máximo essa oportunidade.” - Carmelita Bispo dos Santos, auxiliar de restaurante da fábrica.

“Sempre tive vontade de conhecer a Alemanha, mas não achava que a empresa fosse me proporcionar a realização desse sonho. Fiquei emocionado e superfeliz.” - Emerson Barros Diniz, operador de máquina.

“Quase caí de costas. Fiquei deslumbrado e, ao mesmo tempo, assustado. Nunca viajei de avião nem saí do Brasil. Foi muita emoção de uma vez só. A melhor parte será ver a Seleção em campo. Também será muito bacana conhecer o país onde a empresa nasceu, estar mais próximo de sua história.” - Marcelo Barbosa Vieira, operador de máquina.

A campanha Nossa Seleção na Alemanha desempenhou papel importante para fortalecer essa visão corporativa.